Este pêlo branco

Aqui, nesta montanha batem os primeiros matinais raios de sol e quando este desce e se apresenta o luar tem-se a sensação de que nada se apresentou diferente do que já foi, do que é ou que poderá vir a ser. Não espere nada, nem deslumbramento nem desilusão, não é essa a brancura que se pretende.
Anseie o nulo para que atinja o supremo início do tudo de novo.
Muito gosto,
Cabra Branca.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Um só corpo

Um só ser, Andrógino
Na Grécia Antiga existia o mito de que, no início dos tempos, os seres humanos eram enormes e redondos, com quatro braços, quatro pernas, duas cabeças e tinham os dois sexos. Eram a criação preferida de Zeus, o rei dos Deuses. Mas ficaram ambiciosos e tentaram roubar o fogo dos deuses. Zeus, é claro, descobriu. Como castigo, Zeus partiu os seres humanos em dois. Mandou que Netuno costurasse a pele - no lugar do remendo ficou o umbigo. Sem piedade, afastou as metades. Depois disso, os seres humanos passavam a vida se sentindo incompletos, vagando desesperados pelo mundo, procurando sua outra metade. Quando se encontravam, as metades se abraçavam chorando, ficando assim - abraçados - até morrer. Preocupado, com medo de que os seres humanos simplesmente desaparecessem da face da terra, Zeus criou os órgãos sexuais, para que pudessem se reproduzir enquanto estivessem abraçados.
Hermafrodita
Hermafrodita foi uma divindade grega híbrida, filho de Hermes e Afrodite, sendo conhecido pela sua beleza extrema. A ninfa aquática Salmacis apaixonou-se por ele, mas o seu amor não foi correspondido. Assim, ela implorou aos deuses que a unissem ao corpo do jovem deus para sempre, ao que os deuses acederam. Os gregos acreditavam que quem tomasse banho na fonte de Salmacis passaria a ser hermafrodita.
Mas a presença de divindades hermafroditas nas lendas mitológicas não se resume aos gregos, numa observação mais profunda, esta versão surge também na lenda de Adão e Eva.
No Gênesis da Bíblia Adão adormece e Deus tira Eva de uma costela. Antes deste instante Eva estava dentro de Adão e era o próprio Adão, sendo que este pode ser considerado neste prisma como um hermafrodita.


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo para me ver
E que nunca na vida me encontrou!

Florbela Espanca

100% Homem ou 100% Mulher?
"A falta de um outro para completar novamente o EU"

7 comentários:

  1. É difícil acreditar numa história dessas, como peças de puzzle em que para cada peça existe apenas uma outra que lhe encaixa na perfeição. O ideal romântico mas demasiado simplista e limitado da nossa capacidade de amar. Não somos todos côncavos e convexos, metades que se atraem, como ficou comprovado com a recente polémica à volta dos casamentos homossexuais. Se assim fosse os hermafroditas, os transsexuais, não precisariam de mais ninguém e as dúvidas sobre a pessoa perfeita iriam abalar toda e qualquer relação. Cada falecimento de um conjugue ditaria o fim da nossa capacidade de amar ou ser amado. Não existe uma metade certa, uma regra - no amor não existem regras e no sexo dispensam-se. Nós, humanos, somos eternos carentes de sentimentos, damos essencialmente - numa perspectiva um bocado egoísta - porque os nossos corpos e almas necessitam de receber, de partilhar, para que se sintam completos.

    ResponderEliminar
  2. Meu querido Miguel, é dessa vibração que nasce as “palavras com sexo”, como respondi ao nosso caro Sam.
    Neste meu post não quis de maneira nenhuma ou melhor, não quis demonstrar ou comprovar que para cada peça existe uma só e única peça correspondente no que se refere ao ser enquanto humano, enquanto físico (macho e fêmea), mas sim que o ser humano é composto intimamente/intelectualmente/psicologicamente por um único sexo, amar sem distinções de órgão sexual. Exactamente porque o nosso corpo anseia receber, mas o nosso intimo tem ganas bem maiores para partilhar, para além dos mitos, das fábulas que são mágicas, mas sim contra os preconceitos.

    ResponderEliminar
  3. E para completar isto que acabei de te dizer Miguel no video clip são duas fêmeas robots a fazer amor :-)

    ResponderEliminar
  4. a parte do vídeo, que por me ter alongado no comentário acabei por não mencionar, foi facilmente perceptível, indo aliás de encontro às minhas palavras. É um vídeo arrojado e no entanto de uma sensibilidade extrema que nos toca. Achei brilhante a ideia dos robôs, que simbolizam um mundo actual capaz disso mesmo que referiste, de amar sem preconceitos.

    ResponderEliminar
  5. Sexo não é amor; paixão gera prisão; somente os livres de apegos podem se libertar, mas cada um tem seu tempo...

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo, já o sonho e a liberdade são por si só prisões do tempo.
    Origada e volte sempre.
    Bianca

    ResponderEliminar
  7. http://provocame.blogspot.com/2008/07/androginia.html

    «Je ne suis male, ni Femelle
    Et si je fuis bien en cervelle
    Lequel des deux je dois choisir
    Mais qu'importe à qui on ressamble
    A veut mieux les avoir essemble
    On en reçoit double plaisir.»

    autor desconhecido, séc. XVIII

    anónimo, é preciso saber prender para libertar...

    ResponderEliminar