Este pêlo branco

Aqui, nesta montanha batem os primeiros matinais raios de sol e quando este desce e se apresenta o luar tem-se a sensação de que nada se apresentou diferente do que já foi, do que é ou que poderá vir a ser. Não espere nada, nem deslumbramento nem desilusão, não é essa a brancura que se pretende.
Anseie o nulo para que atinja o supremo início do tudo de novo.
Muito gosto,
Cabra Branca.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Excelente ladra!

O animal, enquanto arquétipo, representa as camadas profundas do inconsciente e o instinto.
O animal, a besta que existe em nós, é o conjunto das forças profundas que nos animam e é, em primeiro lugar, a libido.
Na Bíblia, Adão dá aos animais nomes que tudo têm a ver com as paixões humanas que, segundo Fílon, devem ser domadas. A cabra se relaciona com os sentidos, pois estes seguem os seus impulsos.
Os animais, que tantas vezes intervêm nos sonhos e nas artes, formam pois identificações parciais com os homens: são aspectos e imagens da sua natureza complexa, espelhos das suas pulsões profundas, dos seus instintos domesticados ou selvagens. Cada um deles corresponde a uma parte de nós próprios, integrada, ou a integrar, na unidade harmonizada da pessoa.
Jean Chevalier; Alain Gheerbrant
Dicionário dos Símbolos
Lisboa, Ed. Teorema, 1994
Excertos adaptados

4 comentários:

  1. Minha querida,
    Mostra, aqui, a cabra que tens dentro de ti.

    ResponderEliminar
  2. Cá para mim "cabra" surgiu quando Eva disse pela primeira vez "hoje não, querido, dói-me a cabeça".

    ResponderEliminar
  3. Meu Rafeiro, tu por aqui tão abaixo da montanha, quase nos confins da terra!!!??? Olha sabes que mais, essa cena do hoje não, querido, dói-me a cabeça, eu realmente não percebo. Pois quando estou com dores de cabeça e não quero aderir às drogas sintéticas só mesmo "dar uma" ou "fumar uma". daí que dizem que eu não sou uma Cabra normal e sim que tenho um grande Cão dentro de mim. Coisas....
    Beijooo

    ResponderEliminar