Este pêlo branco

Aqui, nesta montanha batem os primeiros matinais raios de sol e quando este desce e se apresenta o luar tem-se a sensação de que nada se apresentou diferente do que já foi, do que é ou que poderá vir a ser. Não espere nada, nem deslumbramento nem desilusão, não é essa a brancura que se pretende.
Anseie o nulo para que atinja o supremo início do tudo de novo.
Muito gosto,
Cabra Branca.

domingo, 8 de janeiro de 2012

aqui é demais para ti…

Hoje deu-me vontade de voltar a explorar! Em 2009 escrevi uns post´s num outro blog, agora e aqui, neste espaço que poucos ou muitos (mas sem dúvida bons) me seguem, exponho com algumas adaptações. O género não muda, a atitude sim, essa é a prova do crescimento, a razão de que o futuro não é mais que nosso amigo.

Nada nem ninguém é irrepreensível, naturalmente temos agregado a nós a pudica falta de dignidade da verdade, tão mais fácil emaranhar por outras predisposições. Não me isento de nada, tal como também não provo ser infalível. Sou mais uma no meio de todos, e todos criamos e recriamos imbecilidades. Tal como sou crente de que nem sempre a verdade é a razão de tudo, porque nada é perfeito, nem mesma a imensidão da verdade, e o que é uma imensidão? Redigo que antes a mentira que sabe levar a vida a viver mais um dia feliz, porque a mentira nem em tudo é sinónimo de falsidade! O egoísmo? Falemos do egoísmo, antónimo de altruísmo, estranho não?

“As disposições humanas inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros naturalmente, o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente sem necessidade de intervenções sobrenaturais ou divinas.”

Este conceito opõe-se, portanto, ao que vos falo hoje, a verdade, o egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais.

Julgar os outros? Não! Faço créditos, constantes juízos de valor à minha pessoa, isso sim, ao meu individual, anteriormente condenado ao desapego, à minha falta de vinculo pela veneração aos mais fortes ou mais importantes, mas nunca, nunca manifestei ausência de bondade! E agora com bondade a mim trabalho-me para ser diferente nesta vida, na alma que povoa hoje nesta urbe frenética, onde tudo é ao sabor do descartável, nunca estamos bem, sentimo-nos sempre descompensados, somos uns eternos insatisfeitos! E infelizmente não sou diferente dos demais, mas tento, e tento e tentarei sempre contrariar o mais do mesmo.

Assim, não posso admitir a falta de dignidade e de respeito. E então não me peçam desculpa, porque desculparei! Dá-me então! Agora sou eu a Egoísta! Dá-me as paixões, os amores, as amizades. Dá-me tudo então, tudo só para mim! Assalta o meu coração.


13 comentários:

  1. dou.te a amizade... sim, a amizade! e saberes que estou à distancia de um click.

    ResponderEliminar
  2. Insatisfeitos? Sim, eternamente insatisfeitos e provavelmente aqueles que nunca serão totalmente felizes.

    ResponderEliminar
  3. Water, sei a que distância estás! E isso anima-me saber!

    ResponderEliminar
  4. Speedy the Turtle, não ser feliz é perder a noção do paladar, é viver no surreal, num limbo do nada se saber quando se tem tudo para viver, é um estado que não se sabe definir, é o tempo sem razão para passar...

    Ser feliz é ser satisfeito por um simples sorriso de um olhar.

    ResponderEliminar
  5. Uma vez que a Felicidade é uma utopia em si, vivemos e temos uma ideia ou ideal da mesma, de acordo com a nossa visão e verdade. Verdades absolutas não existem, mentiras deprovidas de conteúdo também não,(não me refiro ao simples mentir por capricho) e não o digo como se as desculpasse, de todo, mas tudo tem a sua importância, a certo ponto.

    O egoísmo para mim é o pior defeito do ser humano, é-me intolerável, mas é necessário por vezes, mesmo que não o vejamos assim, e atenção que já fui bem mais intransigente quanto a este tema, ou tópico.

    O facto de sermos uns eternos insatifeitos, ou a busca sempre de algo mais impele-nos a continuar, a lutar por isto ou aquilo, a resignação é parar... e estagnar é morrer. Buscar algo sim, mas dar valor ao que se tem e não tratar com indiferença ou futilidade.

    Tudo se resume a uma questão de bom senso, valores, e saber dosear cada um não estrapolando e atropelando o próximo, e por consequência, a nós mesmos.

    Uns vivem, outros... sobrevivem e limitam-se ao marasmo, quem dá valor ao simples sorriso de um outro, e não o descura, diz muito de si. ;)

    Beijo libertyo

    ResponderEliminar
  6. Libertya, fazer sentido no discurso é de todo o teu forte, surpreendes-me e isso agrada-me, ainda que, se não existisse amor e ódio, de que palavras nos serviriam?
    Felicidade; verdade; mentira; egoísmo; insatisfação, todas boas palavras para caberem numa letra de canção, num poema magoado, um romance nunca acabado.
    Mas o resumo é teu, é meu, é a quem mais couber, assim também sublinho e acrescento:
    "uns vivem, outros não... sobrevivem NO limite DO SEU marasmo, quem NÃO dá valor ao simples sorriso de um outro, e não descura, NÂO É BOM DE SER VIVIDO."

    beijo liberto

    ResponderEliminar
  7. Falaando por mim, também o diria que é dificil não ser assim, não usar, não deixar de acreditar que há valor em muito o que vemos e temos...
    A satisfação pessoal fica por vezes em primeiro lugar, mesmo que mais tarde nos venhamos a arrepender...
    Mas pelos vistos, como eu, tu queres aproveitar a vida e dela tirar o melhor que nos pode oferecer!
    Brindo contigo à vida e aos prazeres!

    ResponderEliminar
  8. Tomar um coração de assalto é assim coisa potencialmente perigosa. ;)

    ResponderEliminar
  9. Vulcano, brindemos aos assaltos da vida!
    beijo


    Patife!!!!! Seja bem vido a esta montanha, há tanto que não passeava neste pasto! Aqui é pouco perigos... lol já a tua relva.... Beijo

    ResponderEliminar
  10. Esboçar um sorriso parassimpático espelhado num sorriso rasgado de olhar luzidio é egoísmo ou altruísmo?

    ResponderEliminar
  11. Será que não foste sempre egoista? Essas defesas todas, esse ser forte, esconde sempre raivas, frustracoes. Well done

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo das 09:46AM, pegando nessa sua ideia lhe digo que todos somos egoístas, até você quando o referencia sem se mostrar, usando um qualquer vulgar nome, melhor certamente que de anónimo.
      Quanto a raivas e frustrações, elas cabem a quem as sente, lamento eu não sinto nem uma nem outra, embora tenha momentos sim de raiva e momentos de frustrações e a isso chamo crescimento. Você não?
      Well done para si também.
      Abraço e juízo

      Eliminar