Este pêlo branco

Aqui, nesta montanha batem os primeiros matinais raios de sol e quando este desce e se apresenta o luar tem-se a sensação de que nada se apresentou diferente do que já foi, do que é ou que poderá vir a ser. Não espere nada, nem deslumbramento nem desilusão, não é essa a brancura que se pretende.
Anseie o nulo para que atinja o supremo início do tudo de novo.
Muito gosto,
Cabra Branca.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Um piropo por dia, não sabe o bem que nos fazia!

Houve uma época em que o piropo estava na moda, praticado pelo homem e sem idade de utilizador - embora pertencesse aos homens feitos os melhores piropos - era uma forma de galanteio carinhoso com intenção lisonjeadora . Mas como tudo, foi-se deteriorando na forma e no estilo de expressão, chegando a bater no fundo, caindo no ridículo e ruçando por vezes num insulto. Observemos:


Mas manipulados num original tom de voz possante, levaram algumas destinatárias a um sorriso nem mais que fosse de canto, era inevitável não o desenharem no rosto. Assim, era um sinal de aceitação por oportuno lisonjeio. Os piropos eram criativos e garbosos, sendo frequente o baixar do olhar e um suave corar.
O piropo acabou por ter os dias contados, com o correr frenético dos tempos, entrou em desuso ou mesmo descrédito, acabando por se apresentar hoje praticamente extinto!
Penso dever-se a esta “sandes barrada a libido misto”, ou seja, a misturada dos sexos, a mulher desempenha mais funções que outrora eram exclusivas do homem, o homem perdeu o interesse nessa conquista da mulher, numa de “menos trabalho e comemos na mesma!”. Hoje os sexos fundem-se em iguais funções, o encontro com essa igualdade ofertou-nos a nós mulheres uma insípida realidade. Deparamo-nos com a igualdade, desvaneceu o propósito no desfecho galante.
Afinal o que querem? Perguntam.
Então, queremos uma torrada bem passada e banhada a manteiga Primor, um sumo de laranja tirado no momento com duas pedras de gelo, e um galão directo! Queremos isto, a perfeição na conta, peso e medida! Mas igualmente queremos que a torrada seja de pão integral, a manteiga Primor mas agora light, um sumo de laranjas frescas do sul com duas pedras de gelo, e um galão directo minado de espuma de leite magro!
Perceberam?
Se não sempre têm o Atum!


Foto de Claudio Rafael

17 comentários:

  1. Concordo com quase tudo o que foi dito, embora me custe a acreditar que a mulher moderna tenha perdido o gosto pelos - bons - piropos. Talvez já sem aquele rubor na face, mas existem mulheres (muitas) por quem ainda vale a pena soltar um desses galanteios tão em desuso, mesmo correndo o risco de ouvir um não, nem que seja para lhes roubar um sorriso, mesmo sendo de canto. Quem me dera a mim ser verdejante pasto...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que disseste, vocês dão valor a outras coisas e o piropo é uma espécie em vias de extinção. Só para te rires aqui te deixo um horrível mas muito engraçado que ouvi perto do meu local de trabalho quando por lá havia umas obras. A rapariga a quem foi dito não sabia se havia de rir ou de corar...Então foi assim:
    " Oh boa, contigo queria fazer a posição frango de churrasco" ahahahha

    Bjo charmoso, este sim o PIOR piropo de sempre

    ResponderEliminar
  3. exijam Mulheres, exijam... cá estou para vos agradar.
    contactem-me:
    Tlm: 937232196
    e-mail: acompanhantejoaocasanova@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. A raça humana está a desenvolver uma tendência assustadora de seguir o (in)culto da falta de senso!

    Felizmente ainda vai havendo alguns espécimes (M e F) que vão tentando contrariar isso!

    E AINDA BEM...

    Se bem que de vez em quando um piropo assim a atirar para a ordinarice também agrada, mas na hora certa, no momento exacto e dependendo dos intervenientes...

    ResponderEliminar
  5. Será difícil apontar uma causa única para essa extinção do piropo.
    (apenas sabemos que, felizmente, não foi nenhum meteorito)
    Talvez que a maior causa tenha sido esta crença crescente no "socialmente correcto" que envolveu muitas destas coisas num manto de "é feio, não fica bem".
    O galanteio foi ficando fora de uso (é careta), a boca-ordinária esgotou-se em si própria e convenhamos que esta sociedade não convida muito à imaginação (quando há empresas a vender "pacotes de mensagens românticas" via SMS, temo bastante pelo futuro).

    Nunca fui muito de piropos. Em princípio por ter sido educado no pressuposto de que todo e qualquer piropo era incorrecto para as mulheres. Só já no fim da adolescência percebi que isso não era exactamente verdade e que muitas mulheres deles gostavam. Mas... ficou cá o engulho na garganta, intransponível, que fez com que fosse (nesse âmbito) o mais tótó no grupo de imberbes, lá nos idos de 75, 76.

    Mas um dia, ao descer o Chiado com dois amigos, vejo uma rapariga a subir, vestida com uma t-shirt com a cabeça de um tigre. Tinha umas mamas grandes, lol.
    Ao cruzar-me com ela, soltou-se-me um "gaita !!! que belas bochechas tem o tigre".
    Foi a primeira vez que fiz rir e corar uma mulher mais velha do que eu e... gostei da sensação.

    Miguel Paramais

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. O Xará é que costuma contar um piropo fixe de um gajo do Porto, que dizia o gajo: ó morcona, comia-te o sufixo todo!

    ResponderEliminar
  8. O piropo da série do Manuel João está fixe, é uma boa piada, mas tu não atinas nada com pidas diferentes, já vi.

    ResponderEliminar
  9. Um piropo é algo que todas as mulheres gostam, dependendo, claro está da ordinarice óbvia implícita. No meu caso, quanto mais subtil, ou melhor o trocadilho, melhor.

    Mas o João, o que leio eu aqui? Piropos só se forem de graça, dados com o coração (ou com o corpo) e genuinamente espontâneos...

    Beijos apiropados,

    ResponderEliminar
  10. Eu a ti mandava-te mas era um piroco, porque piropo já não preciso. gostaste do trocadalho?

    ResponderEliminar
  11. Não, não gostei. Não é subtil. Não gosto de coisas obvias. Excepto daquelas que se dizem olhos nos olhos e não via pena virtual.

    ResponderEliminar
  12. Miguel:
    Qualquer mulher inteligente adora sim um bom piropo! Os bons agradece, os maus nem ouve!

    Mister Charmoso:
    Obrigada pela visita a esta Cabra e à montanha, volta com ou sem piropos, gosto de te ver por cá. Irei ver a tua casa. Beijo caloroso.

    João Casanova:
    Agora menos exigente, para dar a liberdade de facilmente me surpreenderem!
    Sempre a aprender contigo…

    Foxy:
    Que não seja então a última!
    Chuack, chuack!!!!

    Paulinha:
    Pois também és apologista de tudo na medida certa…

    ParaMais:
    Miguel ParaMais é bom ler os teus comentários, estás-me a sair um ParaMUITOMais! Já te linkei, mereces!
    Beijo e obrigada pelo teu carinho.

    LA:
    Tu andas um maluco, tu escreves, tu apagas, tua lanças a pevide ao sul, tu e tu e tu… Penso que um piropo inteligente, como eu sei que sabes, levava-la melhor à fonte…

    Star:
    Um piropo de hoje tem de ser mega, ultra, light, moderno e clamoroso, não é para todos! ;-)

    Um Piropo a abrir para todos vós:
    Vocêses são alindos como u sol… Dassss!!!!

    ResponderEliminar
  13. ó cabrita cabrita...
    consigo era até cheirar a borracha queimada! ;-)

    Já que estamos numa de piropos, deixo este de bom grado

    leitor

    ResponderEliminar
  14. Odiava de morte passar por uma obra, sempre aquelas bocas porcas !"§$%&/()=?`?=)(/&%$§"! ficava logo de mau humor, a minha vontade era subir ao andaime e dár um soco nas ventas do trolha, mas sendo impossivel lá seguia adiante.... Quando sai do meu lindo Portugal e fui viver para terras nordicas, reparei que aqui nao é costume "insultarem" uma mulher e ainda bem!!! Detesto esse macho latino!!!Por mim podiam por os piropos num sitio que eu cá sei, é que nao fazem falta absolutamente nenhuma!!

    ResponderEliminar
  15. Eu sabia que devia voltar a estas pastagens... Lindo este fim...
    Acho que o galanteio feito por piropos podia continuar em alta, mesmo com a fusão e igualdade dos sexos. As mulheres podem também lançar-se no jogo das palavras. Podia até tornar-se um jogo equilibrado, sendo que assim a bola deixava de estar só no campo dos homens. Pena é que não se soube tirar proveito disso e hoje é o que disseste.

    Beijinho e obrigada pela resposta ao meu comentário anterior :)

    ResponderEliminar
  16. Querido Leitor:
    Esse piropo é… bom é uma travagem brusca! Daí cheirar a queimado!
    Beijo

    Querida Keep boppin:
    Cada uma é como cada qual, e penso que um bom piropo é um bom piropo!E má nada!
    Beijoka, saudade de ti, muá!

    Pekenina:
    Volta sim! Sempre! Daqui da montanha vê-se tamanhos horizontes, acredita! E claro que te vou respondo sempre, demora mas não falha, só tarda por vezes…
    Beijos

    ResponderEliminar